5 dicas para tirar boas fotografias com o iPhone 6 tal e qual como os fotógrafos profissionais

Boas, amigo!

 

Já te dei a entender que a minha vida não é a mesma sem a Apple. E a realidade é que eu sou tão viciado nesta marca que, quando precisei de fazer uns trabalhos de fotografia para um curso que ando a tirar, fi-los com o meu telemóvel, sem sequer recorrer àquelas máquinas fotográficas profissionais que usam os fotógrafos. E sabem que mais? O meu professor adorou e nem percebeu que aquelas imagens tinham sido captadas por um iPhone 6!

 

O iPhone 6 foi, de facto, um excelente telefone. Foi, porque já comprei o iPhone 6S, tal como vos mencionei antes. No entanto, apesar de este novo modelo já estar nas lojas há muito tempo, a maioria das pessoas ainda usa o anterior, incluindo vários amigos meus. Um deles, que trabalha como ajudante de três fotógrafos, em conversa comigo confidenciou-me que apenas tira as fotografias dos pequenos eventos com o seu telefone. Segundo ele, o telemóvel tem funcionalidades tão avançadas, que bastam certos truques para captar imagens ao nível de uma máquina fotográfica profissional. O certo é que os fotógrafos com quem trabalha não se importam, porque vêem que o resultado surpreende.

 

Questionado acerca desses truques (sim, porque até eu fiquei interessado em saber), diz o meu amigo que:

 

 

  • HDR activo

Usares o HDR é fundamental para captares imagens excelentes. Com ele activo, consegues tirar várias fotografias em simultâneo, mas ficas só com a melhor qualidade de todas elas.

 

  • Foco

Focar a imagem é quase sempre obrigatório, independentemente do telemóvel que tiveres. Com o iPhone 6 também não é excepção. Se a imagem for muito complexa e quiseres destacar algo nela, então o que deves fazer é definires o ponto de foco e de exposição que pretendes, de preferência um que esteja estático, e bloqueares a opção de bloqueio de foco automático;

 

 

  • Botão do volume

Há sempre aqueles momentos imperdíveis, que duram somente alguns segundos, e que não podes mesmo deixar escapar. Nessa altura, em vez de estares a perder tempo a tentar captar a imagem com o clique no botão digital, o que nem sempre resulta à primeira, podes fazê-lo recorrendo ao botão físico do volume. No entanto, isto só funciona se tiveres a aplicação da câmara aberta.

 

 

  • Filtros

Se o editor de imagens de um Android já é bom, então o de um iPhone é de um nível bastante superior. Mas há também uma forma de melhorares ainda mais as tuas fotografias e deixares os fotógrafos de boca aberta: os filtros que constam na app de fotografia da Apple. Posso garantir-te que, agora, uso-os mais do que devia!

 

 

  • Regra dos terços

A regra dos terços é bastante utilizada pelos fotógrafos em geral, porque ajuda-os a enquadrar melhor o objecto na câmara e, consequentemente, a tirar melhores fotografias. A ideia desta regra é ficares com o ecrã dividido em linhas, de forma a obteres 9 rectângulos iguais. Com o ecrã assim dividido, deves colocar os objectos que pretendes dar relevância na intercepção dessas linhas, de preferência nas que se encontram do lado direito e do lado esquerdo. Apesar de ser uma técnica já muito conhecida, não era comum existir essa opção num telemóvel. Agora, com o iPhone 6, até isso é possível.

 

Bem, eu só te digo que já testei alguns destes truques e ainda estou espantado com o resultado! Experimenta também! Tenho a certeza de que vais fazer inveja a todos os fotógrafos profissionais que tiverem a sorte (ou o azar!) de ver como ficam as tuas imagens! E depois vem contar-me tudo!

Keep in touch,

Bernardo